© 2015 Ports Developed by Shiphandlers

Escoamento

É o modo que a carga embarca ou desembarca até o porto. Cada tipo de carga, container, granel ou petroquímico, necessita de meios de escoamento específicos, podendo ser por rodovias, ferrovias ou oleodutos.

O que é escoamento?

A efetividade do escoamento está diretamente relacionada a quantidade de carga a ser embarcada já existente na área, ou a facilidade que a carga nas proximidades tem de chegar/sair do porto.

O escoamento mais efetivo é, quase que invariavelmente, o mais curto, ou seja, é aquele do qual a carga já se encontra ou se destina às proximidades do porto.

 

Exemplificando: escoar minério de uma localidade que produz ou se destina o minério, tende a ser mais efetivo que escoar por longas distâncias de uma área distante até o porto. No caso de distanciamento, onde a carga inevitavelmente tem de viajar até o porto, o que ocorre com maior confluência, no caso do granel, através de ferrovias.

 

No caso de navios de passageiro, cuja carga transportada é o turista em férias, o melhor escoamento se resumiria ao de um porto em localidade onde já se encontram milhares de turistas em férias. Caso o turista seja de outra localidade, geralmente necessita de aeroportos próximos.

 

Nesse sentido, o litoral do estado de Santa Catarina, sem dúvida, apresenta enorme potencial. Mais especificamente, o porto de Balneário Camboriú, a cidade mais turística do estado onde já se encontram milhares de turistas em férias. Para os turistas de outras localidades, além do acesso rodoviário duplicado da BR-101, aqueles que desejam embarcar em Balneário Camboriú, contam com os aeroportos de Navegantes, Florianópolis e Joinville, prontos para escoar turistas nacionais e internacionais, possuindo excelência em escoamento.

Qual o modal de escoamento de passageiros?

Turistas em férias, geralmente fazem uso de rodovias (carros, ônibus) ou aeroportos para se locomoverem até e na saída dos portos.

Qual é o escoamento mais efetivo?

Basicamente, 3 fatores:

Como a PDBS atua de forma a otimizar o escoamento?

Contando com equipe multidisciplinar, incluindo-se engenheiros aeronáuticos, com vasta experiência em companhias aéreas, incumbe-se de atuar diretamente na otimização da malha aérea, através de intercâmbio de informações, viabilizando pacotes fly-transfer-sail, ou fly-transfer-inn-sail em contato direto com as companhias de aviação, hoteleira e navegação.