© 2015 Ports Developed by Shiphandlers

Retro Área

1/3

Retro área consiste no espaço adjacente ao terminal. No caso do transporte de contêineres é caracterizada por guindastes, pátios para armazenagem e área para movimentação de caminhões. Já no transporte de granel: esteiras e silos; navios petroquímicos: tanques ou refinarias.

Independente da origem – privada ou pública - o terminal portuário e a retro área precisam ser uma Unidade. Esta unidade planejada e organizada assegurará a eficácia da gestão de embarque e desembarque e proporcionando eficiência operacional.

O que é a retro área?

No caso de navios de passageiros, sendo esta uma atividade peculiar, se faz necessária uma análise diferenciada do conceito de retro-área. Especificamente para esses navios, sendo a carga transportada o passageiro, na grande maioria das situações, turistas em férias, a infra-estrutura de retro-área clama por uma “Área de Entretenimento” adjacente ao terminal.

Qual a influência da retro área para um porto?

Muitos são os fatores que influenciam no desempenho portuário e, neste contexto, a qualidade da estrutura organizacional e operacional da retro área é fundamental, pois deve garantir com total segurança e rapidez o fluxo da movimentação das mercadorias que serão embarcadas/desembarcadas pelo terminal portuário. Em geral, utilizam-se indicadores de desempenho para tentar mensurá-la, dentre os quais se destacam: no caso de cargueiros, o número de movimentos de cada navio por hora e número de movimentos por área total do terminal.

Qual a retro área de um porto de navios de passageiros?

Basicamente, 3 fatores:

São portos destinados exclusivamente para navios de passageiros, turistas em férias.

Atrações turísticas regionais, como centros históricos, gastronomia, compras, parques temáticos, entre outros, devem ser localizados nas proximidades do terminal.

A mais de 12 anos, empresas relacionadas a cruzeiros marítimos, vem desenvolvendo o conceito de entertainment port design, que são portos exclusivos para o recebimento de navios de passageiros. Esses portos oferecem infraestrutura de lazer próximo ao berço de atracação.

Basicamente, o modelo se resume a dois tipos de entertainment ports:

O que são portos de entretenimento?

Localizados em zonas paradisíacas

Entertainment Port of Labadee - Haiti

Esse porto consiste no acesso para embarque/desembarque, que se dá através de um píer de concreto, com estrutura mínima para atracação de dois navios (um por Bombordo e outro por Boreste). Adjacente a área, esse oferece teleférico, tirolesas, arborismo, mergulho, e outras atividades relacionadas ao contato com a natureza.

Já esses terminais, são referentes a portos de entretenimento moderno. Dotados de shopping, restaurantes, bares, área para shows e eventos, etc.

Entertainment Port of Vancouver - Canadá

Localizados em cidades modernas

1/3

Em ambos os casos a área adjacente é destinada ao entretenimento do passageiro, infraestruturas idealizas em terminal portuário e retro área, atuando como uma Unidade, visando o pronto lazer ao turista.

Um porto de entretenimento ideal deve conciliar os dois modelos expostos simultaneamente.

O Porto de Balneário Camboriú, idealizado pela PDBS, é um mix de entretenimento, entre as belezas naturais e a cidade moderna. A posição do empreendimento, localizado na Barra Sul de Balneário Camboriú - SC, oferece essa junção entre o contato com a natureza e as facilidades de infraestrutura cosmopolita.

De um lado, um teleférico, sobre a exuberante mata-atlântica, levando ao parque Unipraias, dotado de tirolesas, arborismo, mirante, e acesso à praia paradisíaca de Laranjeiras.

Do outro lado, conhecida por possuir os maiores arranha-céus da América Latina, a melhor vida noturna do Brasil. Através da passarela, acesso ao centro-histórico da Barra.

Através de um passeio náutico pelo rio Camboriu, campo de golf oficial disponível aos “best handcapers”. Alem de passeios de helicóptero e turismo de luxo. Passeios de escuna, banana boat, parasail e paraglider compem o leque de opções.

Localizado numa posição estratégica, seja pelas características geográficas em conexão aos países do Mercosul, ou pela distância ótima de 12 horas dos portos de Santos e Rio de Janeiro, o Porto de Balneário Camboriú, BC Port, é um empreendimento único. O primeiro “Entertainment Port” do Brasil.

Resumindo, uma obra-prima da natureza aperfeiçoada pelas mãos humanas.

1/2
1/3
1/4
1/3
1/3